Jovem ucraniana faz vídeo a apelar ajuda internacional
Alegadamente do centro de Kiev, palco de um autêntico massacre entre polícias e manifestantes, a jovem “Yulia” quer demonstrar ao mundo porque razão há milhares de ucranianos na rua. Num vídeo intitulado de “Eu sou ucraniana”, ela refere que: “Nós queremos livrar-nos de uma ditadura, de políticos que trabalham apenas para si próprios e só para garantir as suas fortunas, as suas casas e poder”, acrescentando que quer dignidade para os ucranianos, que “são um povo civilizado mas governado por bárbaros”.
Este vídeo tornou-se forte porque representa o sentimento de uma jovem e de todo um povo. Um relato na primeira pessoa que é mais forte do que qualquer apelo de um grande representante político. “Não somos a União Soviética, não queremos tribunais corruptos, queremos liberdade”, diz a rapariga, referindo-se ao apoio russo que o Presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovitch, está a receber.
“Vocês podem ajudar-nos a conseguir a nossa liberdade. Contando esta história aos vossos amigos, mostrando-lhes o vídeo, partilhando a informação. Falem com os vossos amigos, com os vossos colegas, com os vossos familiares, com os vossos governantes, e digam-lhes que vocês lhes exigem que nos apoiem antes que seja tarde de mais”.